A gente trabalha com ESG. Mas, sabe o que a gente pensa sobre ESG? Aqui estão 10 coisas que, essencialmente, pensamos.

1) A Natureza não está em perigo. Nem a humanidade. O que está em perigo é a sanidade mental de nós, ocidentais.

A Natureza é exuberante e, nas piores condições, se regenera. A humanidade também. Ambos já fizeram isto muitas vezes. A questão é que estamos ficando loucos neste gigante hospício chamado civilização ocidental.

2) Desde o movimento da qualidade, que vivi, e hoje no movimento do ESG, a coisa toda não é sobre tratar melhor o cliente porque é o rei, ganhar dinheiro porque é a meta, ou salvar o planeta, as baleias ou os excluídos porque é legal. A coisa é toda é sobre ser ético, amoroso e criativo. Criativo a gente é, ético um pouco e amoroso menos ainda.

3) Estamos enlouquecendo porque nos baseamos em medidas externas, referências externas. Perdemos o que os antigos médicos gregos chamavam “a correta medida interna”. Ela é sábia. Perdemos nossa intuição, nossa voz interior maior, nossa essência. Perdemos nosso silêncio.

4) A tecnologia? Tecnologia é algo muito maior que smartphones e startups. Eles apenas são excelentes instrumentos de hipnose. Tecnologia é sobre viver melhor. Tecnologia é sobre realizar sonhos. Tecnologia é a capacidade de ser mais ético, mais amoroso.

5) Estamos enlouquecendo porque somos uns pirados competindo uns com os outros dentro do hospício. A questão não é os outros loucos. O negócio é ficar de olho no “gigante”, como costumava dizer Robert Pirsig. A questão fundamental é ter a visão do todo do hospício.

6) A meta de um empreendimento humano nunca foi ganhar dinheiro. Como diz Peter Senge, isto é tão absurdo quanto dizer que a meta de uma pessoa é respirar. Respirar é uma condição necessária para sobreviver e prosperar. Ganhar dinheiro, também. A meta é ser criativo, ético e amoroso. Quisera as regras fossem mudadas neste sentido.

7) Este papo não é partidário, que ninguém se aposse dele. Partidos políticos são gente organizada querendo controlar o hospício.

8) Não vou nem pretendo agradar (ou propositadamente desagradar) ninguém. Isto aqui é sobre expressar o que se pensa e sente.

9) Meus amigos, líderes e heróis não estão só morrendo, como diria Cazuza. Eles estão “desistindo”. E por “desistir”, refiro-me a saber que “a guerra está perdida, mas por isso mesmo ir com toda força para batalha”.

10) ESG é uma (mais uma) oportunidade de encontrar a essência, ser ético, amoroso e criativo. Eu quero aproveitá-la. Pelo meu filho. Pelos meus irmãos. Fazendo o que acredito ser ético, amoroso e criativo.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *