ATENÇÃO: ESTE CURSO É O MESMO QUE O “FACILITADORES”, PORÉM OFERECIDO NA MODALIDADE IN-COMPANY

Este curso tem por objetivo formar multiplicadores internos aptos a facilitar e multiplicar o Pensamento Sistêmico junto a empresas, governos, comunidades e redes de maneira a auxiliá-los na abordagem de situações complexas e na reflexão e aprendizagem estratégicas.

Os interessados obtêm capacitação aprofundada no Pensamento Sistêmico por meio de aulas teóricas e experimentação em uma situação real da própria organização. O aprendiz estará apto a aplicar o Pensamento Sistêmico auxiliando a própria organização, comunidade ou rede. Durante o curso os aprendizes, em grupos de três pessoas, aplicam o método em uma situação real. O curso é dividido em 40% de aulas teóricas presenciais e 60% de atividades práticas.

O benefício e valor do curso no âmbito organizacional relacionam-se a desenvolver a capacidade do Pensamento Sistêmico em seus grupos de trabalho por meio dos multiplicadores. Além disso, ao longo do curso, a organização tem entre 5 e 10 temas tratados com a metodologia, encaminhando a solução de problemas complexos, desafios estratégicos, inovação ou reinvenção dos próprios negócios.

Este é um curso demandante em tempo e esforço para os aprendizes, mas que oferece a certificação referencial de “Multiplicadores de Pensamento Sistêmico”.

Formato:

Aulas teóricas em 11 encontros, mais um encontro final para apresentação de trabalhos. Encontros quinzenais de 4h cada. Tutorial à distância à base de 1 hora semanal por grupo de trabalho. Parte prática em grupos de três pessoas, com trabalhos de Pensamento Sistêmico. Isto significa a aplicação do método sistêmico a um assunto de interesse da própria organização, comunidade ou rede.

Carga horária de 120h divididas em:

  • 50h aula presenciais teóricas
  • 70h de atividades práticas, tutoria e auto-instrução

Conteúdo:

  1. As deficiências da nossa maneira de pensar e as consequências na organização e na sociedade
  2. Ideias filosóficas e história do Pensamento Sistêmico
  3. Instrumentos do Pensamento Sistêmico
  4. A linguagem sistêmica
  5. O método sistêmico
  6. As ferramentas sistêmicas
  7. Casos de Pensamento Sistêmico
  8. Dicas para atuação como facilitador
  9. Situações práticas discutidas
  10. Aprendizagem experiencial – aplicação do Pensamento Sistêmico em casos práticos pelos aprendizes
  11. Atividades em grupos de três aprendizes.

Facilitador: Aurélio L. Andrade

Público:

  • Organizações privadas, públicas ou do 3º setor
  • Gestores e gerentes de organizações privadas, públicas ou do 3º setor
  • Profissionais organizacionais e comunitários

Solicite para sua organização uma turma especial aqui.